Margarida Bernardes assume a Presidência do Conselho Geral
A docente Margarida Bernardes sucede a Isabel Maria Gonçalves, que liderou
o órgão máximo do agrupamento durante os últimos oito anos.
No dia 23 de abril de 2026, o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém (AECO) reuniu-se para eleger a sua nova presidência. A docente Margarida Maria Pereira da Costa Bernardes foi eleita, por maioria absoluta dos votos dos membros em efetividade de funções, nova Presidente deste órgão estratégico.
O Conselho Geral, composto por 21 membros, reflete uma estrutura de gestão democrática que une a escola e a sociedade civil. Enquanto órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do Agrupamento, integra uma representação diversificada da comunidade educativa: oito representantes dos docentes, cinco dos pais e encarregados de educação, dois do pessoal não docente e três representantes do município. Conta ainda com três elementos cooptados da comunidade local: um representante do Centro de Saúde de Ourém, um da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) e um da PSP (Polícia de Segurança Pública).
Margarida Bernardes sucede à Educadora Isabel Maria Pinheiro Sousa Gonçalves, que encerra um longo ciclo de dedicação ao agrupamento. Isabel Gonçalves integrou o Conselho Geral durante 12 anos, tendo assumido a presidência nos últimos oito.
A comunidade educativa manifestou o seu reconhecimento à presidente cessante, destacando o empenho, profissionalismo, sensatez e dedicação com que exerceu as suas funções. Foram igualmente valorizadas a ponderação e a serenidade que sempre caracterizaram a sua atuação nos momentos mais exigentes, nomeadamente durante o período pandémico e no âmbito da avaliação do desempenho docente. Durante os seus mandatos, liderou, ainda, por três vezes o processo de seleção e recondução do cargo de diretor.
Ao assumir a presidência, Margarida Bernardes, agradeceu a confiança depositada pelos seus pares e reafirmou o compromisso de cumprir as suas novas funções com o máximo rigor, em prol do sucesso e do desenvolvimento do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém. Apelou ainda à colaboração de todos os membros do Conselho Geral, reafirmando que esta missão é, acima de tudo, coletiva.
Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
08 de maio de 2026


