O Programa Eco-Escolas visa encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
Pretende ainda garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis.
Objetivos Principais:
– Promover a sensibilização e divulgação da Educação Ambiental.
– Integrar a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável na educação formal e informal.
– Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
– Melhorar a gestão ambiental escolar e envolver a comunidade.
– Valorizar e divulgar boas práticas de sustentabilidade de forma construtiva.
Principais Atividades:
– Promover a separação correta de resíduos na escola, com o envolvimento ativo dos alunos (eco-delegados, plogging, salas organizadas).
– Cuidar e dinamizar a horta biológica e o jardim de polinizadores, incentivando práticas sustentáveis.
– Realizar campanhas ambientais solidárias, como recolha de bens e visitas ao Canil/Gatil Municipal.
– Manter o aquário da biblioteca, como ferramenta educativa sobre biodiversidade.
– Melhorar os espaços exteriores, através do plantio de árvores e arranjo de canteiros.
Programa Eco-Escolas implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97




