Agrupamento de Escolas Conde de Ourém: Juntos construímos a Escola

 

O Projeto Educativo, sob o lema “Juntos Construímos a Escola”, reflete o ideário do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e define os valores essenciais à construção da sua identidade. Aponta, como pilares essenciais, a responsabilidade, o rigor,  participação e a cooperação, a inclusão, a liberdade e o respeito, a cidadania ativa e consciência ambiental, a autonomia e a perseverança, a reflexão e a criatividade.

Sobre o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém


O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém é uma das três unidades orgânicas de ensino público do concelho de Ourém. É constituído por seis estabelecimentos de ensino: Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos, D. Afonso, IV Conde de Ourém (sede do Agrupamento) e os Centros Escolares de Santa Teresa, Caridade; Atouguia; Misericórdias e Ourém Nascente. Estes estabelecimentos de ensino servem as freguesias de Nossa senhora da Piedade, Nossa senhora das Misericórdias, as freguesias de Atouguia, Alburitel e Seiça.

Projetos e ofertas curriculares


A oferta formativa vai do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, nos centros escolares, aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico na escola sede. Para além do ensino regular, disponibiliza o ensino especializado da música em regime articulado com o Conservatório de Música e Artes do Centro, a Ourearte e a Arabesque.

O currículo é enriquecido através da dinamização de diversos projetos e clubes nas áreas da ciência, desporto, saúde, participação e cidadania, solidariedade, artes, tecnologias e ecologia, entre outros.

Ao longo do seu percurso, o Agrupamento tem sabido ajustar a sua resposta educativa às exigências e transformações socioculturais e demográficas da região tendo disponibilizado percursos formativos diferenciados. Assim, muitos jovens encontraram a sua resposta em ofertas profissionalizantes como Cursos de Educação e Formação (CEF), Cursos Vocacionais e Percursos Curriculares Alternativos (PCA).

No domínio da formação ao longo da vida, a formação de adultos deu lugar à criação de um Centro Novas Oportunidades (2008 a 2012) e à promoção de Cursos EFA, Formações Modulares e de Alfabetização, Educação extra-escolar e Português para estrangeiros.

A instituição promove iniciativas e serviços de relevância educativa e social, de apoio e intervenção social e bem-estar com a intervenção dos "Serviços de Psicologia e Orientação Escolar", "Gabinete de Apoio e Social ao Aluno e Famílias", o "Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário". É Agrupamento de escolas de referência para a intervenção precoce na Infância (SNIPI). Nos centros escolares promovem-se também Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e de Atividades de Animação e Apoio à Família em parceria com o município de Ourém.

Ligação à Comunidade e Identidade


A ligação entre escola e comunidade é uma marca distintiva da identidade do Agrupamento. Iniciativas como o Dia Aberto, a Gala da Música, Artes do Conde, as Janeiras, a participação no desfile de Carnaval na Cidade de Ourém sob iniciativa do CRIO - Centro de Reabilitação e Integração de Ourém, a participação no Forum Estudante, a forte dinâmica do Desporto Escolar, as parcerias com a Biblioteca ou o Museu Municipal (com exposições anuais dos trabalhos dos alunos) são exemplos de práticas educativas integradoras e culturalmente enraizadas.

O lema "Juntos construímos a Escola" reflete a visão estratégica do Projeto Educativo, assente numa missão humanista orientada para a promoção de aprendizagens de qualidade e para o sucesso de todos os alunos. Entre as linhas de ação prioritárias, destacam-se o trabalho colaborativo, as metodologias ativas, o desenvolvimento das competências leitoras e a promoção da inclusão para que os nossos jovens possam «responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia».

História e Identidade

A história da instituição remonta ao ano letivo de 1998/1999. O despacho de constituição do Agrupamento teve lugar em 20 de Abril de 1998 no âmbito das políticas de autonomia e descentralização administrativa. Nesse ano, a construção do projeto pedagógico comum partiu do lema "Uma Escola com projetos é uma escola de futuro". O agrupamento integrou na sua origem sete jardins de infância e treze escolas de 1.º ciclo, para além da escola sede, localizados já no atual território educativo. Em 2007, com novo reordenamento da rede escolar, o Agrupamento absorveu as escolas do extinto Agrupamento Horizontal de Escolas de Oureana.

A definição da sua identidade reforça a identidade histórica e local da instituição homenageando D. Afonso, 4.º Conde de Ourém, figura de relevo no desenvolvimento do concelho no século XV. A alteração da denominação da escola sede foi publicada em 1999 e em janeiro de 2005 o agrupamento passou a designar-se oficialmente "Agrupamento de Escolas Conde de Ourém". O logótipo inspira-se efetivamente no castelo e torreões mandados edificar pelo seu patrono.

Importa, ainda, destacar a génese da escola sede que remonta à segunda metade da década de 1960. A necessidade de albergar os alunos que frequentavam o Colégio Fernão Lopes, deu lugar a obras de recuperação da antiga residência do Dr. Joaquim Francisco Alves onde funcionou posteriormente a Escola Preparatória D. João I. Em 1967 o estabelecimento passou a ter enquadramento legal e, em 1968/1969 frequentaram o estabelecimento 4 turmas (56 rapazes e 32 raparigas).

Em 1975 um grupo de professores e alunos iniciou um processo reivindicativo que culminou com a ocupação das instalações entretanto disponibilizadas pela Escola Secundária, na Praceta Professor António Oliveira. Com o aumento da população escolar, foram construídas as instalações da atual escola sede inaugurada em 25/09/1982. Entrou em funcionamento no ano letivo de 1982/1983 com 19 turmas e 527 alunos. Por ocasião do 25.º aniversário da escola Preparatória de Ourém em 1993, foi proposta à Direção Regional de Educação de Lisboa (D.R.E.L.) a ampliação das instalações com a construção do atual Bloco E.

Comunidade Educativa


Atualmente, o Agrupamento acolhe 1.354 alunos, distribuídos por 65 turmas e grupos de diferentes níveis de ensino: 334 no pré-escolar, 597 no 1.º ciclo e 423 nos 2.º e 3.º ciclos. Esta comunidade é acompanhada por uma equipa dedicada composta por 126 docentes, 3 psicólogas, 1 educadora social, 6 assistentes técnicos e 47 assistentes operacionais.

Mais do que números, são vidas que se encontram e crescem. Nos corredores, nas salas e nos recreios, cruzam-se diariamente vontades de aprender, sonhos, desafios e afetos — numa comunidade educativa que acredita que cada criança tem um lugar, cada jovem constrói o seu projeto, e todos merecem ser incentivados com exigência, proximidade e confiança.

É neste compromisso partilhado que, juntos, continuamos a construir a Escola.

1354

Alunos

334 pré-escolar
597 1.º ciclo
423 2.º e 3.º ciclos

126

Docentes

+ 3 psicólogas
+ 1 educadora social

6

Estabelecimentos

1 escola sede
5 centros escolares

53

Pessoal não docente

6 assistentes técnicos
47 assistentes operacionais