Oferta Educativa
Educação pré-escolar | Ensino básico geral | Ensino Artístico Especializado
Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Oficina de projeto 1º e 2º ano
2º e 3º Ciclo
Complemento de educação artística— Educação Visual
Ensino Articulado (Música e Dança)
Clubes e projetos
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória >> saber mais
Currículo(s) : Aprendizagens Essenciais >> saber mais
Avaliação Pedagógica
A avaliação pedagógica promove uma educação democrática, inclusiva e de melhor qualidade.
Pretende desenvolver a autonomia dos alunos, que devem aprender a aprender e melhorar a qualidade das suas aprendizagens, incentivando-os a ter uma atitude proativa no seu próprio processo de aprendizagem. É um importante fator de combate ao insucesso escolar, ao abandono e às desigualdades.
- Garantir a qualidade da educação.
- Promover a inclusão.
- Assegurar que os alunos adquiram as competências essenciais.
Divulgar as Planificações e Critérios de Avaliação 2025/2026 (Pré; 1ºCEB, 2ºCEB, 3ºCEB)
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto;
Linhas de Ação
- Educação Inclusiva.
- Práticas inovadoras para a aprendizagem com recurso ao digital.
- Cenários de aprendizagem com utilização do Laboratório de Educação Digital (LED); reforço com a disciplina TIC em par pedagógico nos 6.º e 7.ºanos.
- Avaliação pedagógica.
- Flexibilidade e articulação curricular.
- Competências de Leitura
- Educação Artística
- Educação para a Cidadania - Estratégia Nacional.
- Aprendizagens Essenciais / Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário
- Saúde e bem estar
- Intervenção social
- A voz do aluno
- Reforço de atividades práticas e experimentais;
- Articulação pedagógica curricular;
- Cooperação pedagógica;
- Comunicação com os enc. educação e parceiros..

Medidas de Promoção do Sucesso Escolar
O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém proporciona um conjunto de medidas de promoção de sucesso escolar, tendo por base as dificuldades diagnosticadas, de forma a assegurar a todos os alunos o seu sucesso escolar e a igualdade de oportunidades. As modalidades de apoio passam por medidas diversificadas como a coadjuvação, tutorias e mentorias.
As medidas de apoio têm como objetivo desenvolver as competências dos alunos e melhorar o seu aproveitamento escolar, através da aquisição de métodos de estudo e acompanhamento dos conteúdos curriculares. A Tutoria tem como objetivo o acompanhamento escolar do aluno e o seu desenvolvimento pessoal. Coadjuvação na sala de aula permite um acompanhamento mais próximo junto do aluno. O Programa Mentoria visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos que se disponibilizam para acompanhar os seus pares.
- Diagnosticar e intervir nas dificuldades dos alunos.
- Aplicar medidas de apoio adequadas às necessidades
- Desenvolver métodos de estudo e autonomia.
- Promover o sucesso escolar através do trabalho colaborativo.
- Estimular a entreajuda e a integração entre os aluno.
Pré-Escolar
Horário
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Manhã |
Entrada |
9:00 |
|
Saída |
12:00 |
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Tarde |
Entrada |
13:30 |
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Saída |
15:30 |
Trazer devidamente identificado
- Bibe de acordo com o estipulado;
- Chapéu;
- Muda de roupa (para crianças de 3 anos);
Medicamentos
Os medicamentos deverão ser acompanhados de cópia da receita médica, estar identificados e apresentar a hora e dose a tomar;
A criança que apresente sintomas tais como: vómitos, dores de garganta/ouvidos, diarreia, febre, deverá de permanecer em casa.
Segurança e funcionamento
- A receção da criança é realizada à entrada do estabelecimento pelo funcionário que a acompanha à sala. A saída ocorre do mesmo modo;
- Cumprir os horários de modo a evitar a perturbação do normal desenvolvimento das atividades;
- A criança deverá ser assídua, para melhor integração nas rotinas diárias;
- Deve informar a escola sempre que:
- A criança faltar;
- Outra pessoa for buscar a criança;
- Haja alteração de dados e contactos;
- O pessoal docente e não docente não se responsabiliza pela perda de objetos;
- Ter atenção aos recados afixados no placard e enviados para casa, e responder atempadamente ao que é solicitado.
1º Ciclo
Horário
|
Manhã |
Entrada |
9:00 |
|
Saída |
12:00 |
|
|
Tarde |
Entrada |
13:30 |
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Saída |
17:30 |
Segurança e funcionamento
A receção da criança é realizada à entrada do estabelecimento pelo funcionário que a acompanha à sala. A saída ocorre do mesmo modo.
Medicamentos
Os medicamentos deverão ser acompanhados de cópia da receita médica, estar identificados e apresentar a hora e dose a tomar;
A criança que apresente sintomas tais como: vómitos, dores de garganta/ouvidos, diarreia, febre, deverá de permanecer em casa.
Atividades de Enriquecimento
Curricular — AEC
- Animação Sociocultural
- Ensino da Música
- Atividade Física e Desportiva
- Inglês (1o e 2o ano)
Oferta curricular opcional
Educação Moral e Religiosa
2º e 3º Ciclos
Autorização de Saída da Escola Sede
Só é permitida a saída dos alunos da escola nos tempos terminais, desde que devidamente autorizada pelos Enc. Educação e comunicada ao Diretor de Turma.
Os aluno devem ter em sua posse o cartão de aluno em bom estado de conservação. Este permite a identificação e acesso às instalações e serviços.
São disponibilizados vários serviços digitais: gestão e acesso de utilizadores, refeitório, portaria, reprografia, papelaria, bufete e quiosque. As funcionalidades estão disponíveis na utilização do cartão de aluno e via internet.
Medidas de promoção do sucesso
- Apoio na sala de aula
- Apoio Individual
- Tutorias/ATE
- Coadjuvação em sala de aula
- Salas de Estudo
- Diferenciação pedagógica e de avaliação
- Plano de acção para a Leitura
Organização da matriz horária
Tempos de 50 minutos
Avaliação
A avaliação pedagógica integra duas modalidades: a avaliação formativa e a avaliação sumativa.
A avaliação Formativa é uma avaliação sistemática e contínua (ocorre no dia a dia na sala de aula). Privilegiando um diálogo constante sobre as aprendizagens e induzindo os alunos a pensar no seu desempenho e no dos seus pares colaborativamente.
A avaliação Sumativa permite fazer balanços sobre o que os alunos sabem e são capazes de fazer.
São aplicados diversos processos de recolha de dados para perceção das aprendizagens e classificação e certificação dos alunos. A data e o resultado dessas avaliações são comunicados aos alunos e aos encarregados de educação.
A classificação
É realizada por domínios de acordo com os critérios gerais de escola, os descritores, níveis de desempenho e a ponderação definida em cada domínio.
Para cada domínio das aprendizagens essenciais foram definidos os processos/ instrumentos de recolha de informação.
No final de cada semestre, a classificação atribuída resulta do nível global de desempenho que o aluno atingiu nos diferentes domínios de cada disciplina fazendo um balanço global do seu desempenho.
Expressão da avaliação
Na educação pré-escolar, a avaliação expressa-se numa síntese descritiva do desenvolvimento global do aluno, das suas aprendizagens e progressos nas diferentes áreas curriculares.
No 1.o ciclo, é atribuída uma menção qualitativa (insuficiente, 0% a 49%;Suficiente, 50% a 69%; Bom, 70% a 89%; Muito Bom, 90% a 100%) em cada disciplina. É acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução das aprendizagens do aluno, com inclusão de áreas a melhorar ou a consolidar.
Nos 2o e 3o ciclos, a classificação final expressa-se numa escala de 1 a 5.
Momentos de reporte de avaliação
Há três momentos de reporte de avaliação, aos alunos e aos pais ou encarregados de educação:
(1) Avaliação intercalar de novembro;
(2) Avaliação de final de semestre
(3) avaliação de final de ano letivo. No 2o e 3o CEB realiza-se um quarto reporte intercalar (simplificado) de 2.o semestre.
Notas sobre a avaliação
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