Oferta Educativa

Educação pré-escolar  |  Ensino básico geral  |  Ensino Artístico Especializado 

Pré-Escolar

1º Ciclo do Ensino Básico

Oficina de projeto 1º e 2º ano


2º e 3º Ciclo

Complemento de educação artística— Educação Visual

Ensino Articulado (Música e Dança)

Clubes e projetos


Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória   >>   saber mais
Currículo(s) : Aprendizagens Essenciais   >>   saber mais

Avaliação Pedagógica


A avaliação pedagógica promove uma educação democrática, inclusiva e de melhor qualidade.

Pretende desenvolver a autonomia dos alunos, que devem aprender a aprender e melhorar a qualidade das suas aprendizagens, incentivando-os a ter uma atitude proativa no seu próprio processo de aprendizagem. É um importante fator de combate ao insucesso escolar, ao abandono e às desigualdades.

Objetivos Principais

- Garantir a qualidade da educação.

- Promover a inclusão.

- Assegurar que os alunos adquiram as competências essenciais.

Principais Atividades

Divulgar as Planificações e Critérios de Avaliação 2025/2026 (Pré; 1ºCEB, 2ºCEB, 3ºCEB)

Enquadramento Legal

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto;

Linhas de Ação


  • Educação Inclusiva.
  • Práticas inovadoras para a aprendizagem com recurso ao digital.
  • Cenários de aprendizagem com utilização do Laboratório de Educação Digital (LED); reforço com a disciplina TIC em par pedagógico nos 6.º e 7.ºanos.
  • Avaliação pedagógica.
  • Flexibilidade e articulação curricular.
  • Competências de Leitura
  • Educação Artística
  • Educação para a Cidadania - Estratégia Nacional.
  • Aprendizagens Essenciais / Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário
  • Saúde e bem estar
  • Intervenção social
  • A voz do aluno
  • Reforço de atividades práticas e experimentais;
  • Articulação pedagógica curricular;
  • Cooperação pedagógica;
  • Comunicação com os enc. educação e parceiros..

Medidas de Promoção do Sucesso Escolar


O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém proporciona um conjunto de medidas de promoção de sucesso escolar, tendo por base as dificuldades diagnosticadas, de forma a assegurar a todos os alunos o seu sucesso escolar e a igualdade de oportunidades. As modalidades de apoio passam por medidas diversificadas como a coadjuvação, tutorias e mentorias.

As medidas de apoio têm como objetivo desenvolver as competências dos alunos e melhorar o seu aproveitamento escolar, através da aquisição de métodos de estudo e acompanhamento dos conteúdos curriculares. A Tutoria tem como objetivo o acompanhamento escolar do aluno e o seu desenvolvimento pessoal. Coadjuvação na sala de aula permite um acompanhamento mais próximo junto do aluno. O Programa Mentoria visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos que se disponibilizam para acompanhar os seus pares.

Objetivos Principais

- Diagnosticar e intervir nas dificuldades dos alunos.

- Aplicar medidas de apoio adequadas às necessidades

- Desenvolver métodos de estudo e autonomia.

- Promover o sucesso escolar através do trabalho colaborativo.

- Estimular a entreajuda e a integração entre os aluno.

Pré-Escolar

Horário

Manhã

Entrada

9:00

Saída

12:00

Tarde

Entrada

13:30

Saída

15:30

Trazer devidamente identificado


  • Bibe de acordo com o estipulado;
  • Chapéu;
  • Muda de roupa (para crianças de 3 anos);

Medicamentos


Os medicamentos deverão ser acompanhados de cópia da receita médica, estar identificados e apresentar a hora e dose a tomar;

A criança que apresente sintomas tais como: vómitos, dores de garganta/ouvidos, diarreia, febre, deverá de permanecer em casa.

Segurança e funcionamento


  • A receção da criança é realizada à entrada do estabelecimento pelo funcionário que a acompanha à sala. A saída ocorre do mesmo modo;
  • Cumprir os horários de modo a evitar a perturbação do normal desenvolvimento das atividades;
  • A criança deverá ser assídua, para melhor integração nas rotinas diárias;
  • Deve informar a escola sempre que: 
    • A criança faltar;
    • Outra pessoa for buscar a criança;
    • Haja alteração de dados e contactos;
  • O pessoal docente e não docente não se responsabiliza pela perda de objetos;
  • Ter atenção aos recados afixados no placard e enviados para casa, e responder atempadamente ao que é solicitado.

1º Ciclo

Horário

Manhã

Entrada

9:00

Saída

12:00

Tarde

Entrada

13:30

Saída

17:30


2º e 3º Ciclos

Avaliação


A avaliação pedagógica integra duas modalidades: a avaliação formativa e a avaliação sumativa.

A avaliação Formativa é uma avaliação sistemática e contínua (ocorre no dia a dia na sala de aula). Privilegiando um diálogo constante sobre as aprendizagens e induzindo os alunos a pensar no seu desempenho e no dos seus pares colaborativamente.

A avaliação Sumativa permite fazer balanços sobre o que os alunos sabem e são capazes de fazer.

São aplicados diversos processos de recolha de dados para perceção das aprendizagens e classificação e certificação dos alunos. A data e o resultado dessas avaliações são comunicados aos alunos e aos encarregados de educação.

 

A classificação

É realizada por domínios de acordo com os critérios gerais de escola, os descritores, níveis de desempenho e a ponderação definida em cada domínio.

Para cada domínio das aprendizagens essenciais foram definidos os processos/ instrumentos de recolha de informação.

No final de cada semestre, a classificação atribuída resulta do nível global de desempenho que o aluno atingiu nos diferentes domínios de cada disciplina fazendo um balanço global do seu desempenho.

 

Expressão da avaliação

Na educação pré-escolar, a avaliação expressa-se numa síntese descritiva do desenvolvimento global do aluno, das suas aprendizagens e progressos nas diferentes áreas curriculares.

No 1.o ciclo, é atribuída uma menção qualitativa (insuficiente, 0% a 49%;Suficiente, 50% a 69%; Bom, 70% a 89%; Muito Bom, 90% a 100%) em cada disciplina. É acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução das aprendizagens do aluno, com inclusão de áreas a melhorar ou a consolidar.

Nos 2o e 3o ciclos, a classificação final expressa-se numa escala de 1 a 5.

 

Momentos de reporte de avaliação

Há três momentos de reporte de avaliação, aos alunos e aos pais ou encarregados de educação:

(1) Avaliação intercalar de novembro;

(2) Avaliação de final de semestre

(3) avaliação de final de ano letivo. No 2o e 3o CEB realiza-se um quarto reporte intercalar (simplificado) de 2.o semestre.

 

Notas sobre a avaliação

 

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